Existem alguns gabaritos que podem ajudar a fazer esse ajuste. Se quiser, você pode procurar por um igual a esse na internet.
Caso você não queira procurar um gabarito como esse, você pode fazer o ajuste, usando um livro.
Para esse procedimento, é necessário que use um tripé e siga esses passos. Obs.: feito em uma Canon
mas pode ser feito também em Nikon e por aí vai, os nomes podem mudar um pouco, mas o ajuste é o mesmo.
1- Coloque um livro em uma superfície plana e bem iluminada e deixe a sua câmera a 45° numa distância legal para fazer o foco.
2-Selecione o ponto central de foco.
3- Desligue o estabilizador da sua lente.
4- Escolha uma palavra na página do livro, faça o foco nessa palavra e clique. Veja na imagem se o foco está mais para cima ou para baixo da palavra escolhida. (Em alguns casos o foco pode estar cravado, então não precisa fazer esse procedimento).
5- Entre no menu da sua câmera e vá ate a função de autofoco ou autofocus (Imagem 1) e procure pela função Micro ajuste AF ou AF microajustment. (Imagem 2).
6- Vá na opção ajuste por lentes ou adjust by lens (Imagem 2). Vai abrir uma tela com duas reguas no caso de estar usando uma lente zoom. (Imagem 3)
Imagem 1
Menu da Canon 70D.
Imagem 2
No círculo, temos o número da função na Canon 70D. A seta indica a opção para ser ajustada.
Imagem 3
Nesse caso, estou usando uma 18-55, logo tenho duas réguas para ajustar.
Quando feito o procedimento em uma lente fixa, terá apenas uma régua.
5- Agora, você pode ajustar usando as réguas. ( ex: -5, 0, +5)
Somente fazendo os testes, você vai poder saber o quanto para trás ou para frente o seu foco está. Em objetivas fixas, o sistema é o mesmo, tendo a diferença apenas por você precisar somente ajustar uma régua.
Outra coisa que se deve levar em conta é que você deve fazer o microajuste nas duas distâncias focais. No meu caso, tenho que fazer um ajuste em 18mm e outro em 55mm.
Caso você tenha mais objetivas, veja se é necessário fazer o micro ajuste em todas.
Se você fez os ajustes e não teve resultado, pode ser algo mais sério, então o único caminho é enviar para a assistência técnica.
É bom fazer esse teste de tempo em tempo, por exemplo, de seis em seis meses ou menos.
Espero ter ajudado e caso você tenha alguma informação ou saiba de uma forma diferente de fazer o microajuste, deixe nos comentários.
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário